top of page

TRANSFORMAÇÃO

Entre 22 e 26 de fevereiro de 2021, eu retornei às cidades para entregar em mãos os materiais resultantes das minhas visitas realizadas entre agosto e novembro de 2020: 10 livros que contam histórias e trazem imagens dos 10 menores municípios do Paraná e 3.000 postais daquela localidade.

Chamo esta etapa de TRANSFORMAÇÃO porque somente após o recebimento de seus primeiros cartões postais estes municípios poderiam ser chamados de MAURÍLIAS. Houve ainda um outro processo interessante, que foi a sensação passar a pertencer ao grupo das menores cidades do estado do Paraná e, com elas, dividir certas características e desafios. 

Minha primeira visita era sempre na prefeitura, onde entregava formalmente os livros e a caixa com os postais para o prefeito ou secretário de educação e cultural locais. Logo depois, eu me dirigia ao posto do Correios para deixar um lote de postais lá e, também, para me enviar o primeiro cartão postai daquela cidade. Por fim, eu passeava pelas ruas e entregava nas mãos da população alguns postais e os comunicava da doação que tinha sido feita para a cidade. 

Neste retorno, minha relação com a cidade havia mudado. Não era mais um estranho que tirava fotos e entrevistava pessoas, mas um velho conhecido que voltava com novidades. Em Santa Inês me receberam com um delicioso café da manhã; Dona Iolanda, que em outubro havia me prometido fazer o famoso frango com farofa se eu voltasse, cumpriu a promessa; Seu Lieber, que inspirou um dos personagens de Guaporema, desta vez me presenteou com limões de seu quintal;  já a Daniela, que foi minha guia em Iguatu, me deu um pacote do melhor tererê da cidade. Novas Maurílias também repercutiu rápido. Em Jardim Olinda gravei um video que foi publicado na página do Facebook do município, circulei no instagram de uma moradora de Nova Aliança do Ivaí; aguardo notícias de uma matéria que vai sair no jornal de Santa Inês; e tive o prazer de já ver meu livro na estante de uma das bibliotecas. 

Encontrei também já algumas mudanças. A praça principal de Santo Antônio do Paraíso começou a trocar seus postes de iluminação e pude ainda ver a finalização do parque ecológico que cito no livro; o portal de entrada de Esperança Nova tem novas cores; e São Manoel do Paraná ganhou um mural artístico na principal rua da cidade. Infelizmente não encontrei Seu Beijo novamente em Mirador. Ele foi meu principal entrevistado e faleceu pouco antes do final de 2020. RIP Seu Beijo. 

bottom of page